Submit
Pesquisa avançada
Histórico
Lista
Sair
Plano de classificação
Voltar aos resultados
Ata da Sessão de Câmara de 15 de novembro de 1885 [Extraordinária]
Data de Produção Inicial:
1885-11-15
Data de Produção Final:
1885-11-15
Nível de Descrição:
Documento simples
Suporte:
Papel
Âmbito e Conteúdo:
No dia quinze de novembro de mil oitocentos e oitenta e cinco, nesta Vila Nova de Gaia e Paços de Concelho, onde compareceram os Srs. Vice-presidente e demais Vereadores, abaixo-assinados, bem como o Administrador do Concelho substituto, alguns Reverendos Párocos e Regedores das freguesias do mesmo, os quais tinham sido convocados para assistirem ao sorteio e apuramento dos mancebos recenseados no presente ano para o serviço do exército e da armada.
Procedeu-se assim ao sorteio dos referidos mancebos, com as formalidades prescritas nos decretos de 28 de janeiro de 1879 e de 12 de agosto último, e em seguida à formação das listas dos mancebos que devem constituir os contingentes do exército ativo e da segunda reserva, que a cada freguesia pertenceram, pela subdivisão constante da ata da sessão de dez de setembro último, sendo proclamados recrutas efetivos do exército os mancebos sorteados com os números mais baixos, não excluídos ou isentos, e recrutas efetivos da segunda reserva os mancebos sorteados que se seguem aos anteriormente referidos, deixando porém, de formar as listas dos contingentes da segunda reserva, respeitantes aos grupos das freguesias de Canelas e Guetim, Madalena e Sermonde, Olival e Crestuma, Vilar de Andorinho e Seixezelo, por entender a Câmara que em relação a estes grupos é inexequível o preceito nº 2, do artigo 13º do citado decreto de 12 de agosto, enquanto não for superiormente resolvida a devida proposta em ofício dirigido ao Exmo. Governador Civil do Distrito, sob o nº 349 em data de 14 de outubro último.
E para constar, se lavrou esta ata, escrita por mim, António Rodrigues Ribeiro dos Santos, Escrivão.
Assinaturas:
Jaime Teixeira da Mota e Silva
Custódio Joaquim de Sousa
Bernardino Joaquim de Azevedo
António José Moreira de Sousa
Idioma/Escrita:
Português
Notas:
Notas ao campo 1.5 Dimensão e suporte: Livro 11; Cota: F/1/I/2
Esta ata encontra-se digitalizada no novo programa de imagens do Gisa.
Caso seja necessàrio, solicitar as imagens ao serviço de digitalização.
Lv.11-Fl.86-86v
Código de Referência:
PT/MVNG-AM/APUB/CMVNG/Pre-DirMunAF-DMAdm-DMEAOM/35/011/053
Registos adjacentes
051 - Ata da Sessão de Câmara de 09 de novembro de 1885 [Extraordinária]
052 - Ata da Sessão de Câmara de 12 de novembro de 1885
054 - Ata da Sessão de Câmara de 19 de novembro de 1885
055 - Ata da Sessão de Câmara de 26 de novembro de 1885
Adicionar à lista
Conteúdo digital
Imprimir
Partilhar
×
×
Histórico de pesquisas
Não foi realizada nenhuma pesquisa.
×
Pedido de digitalização
×
Pedido de reprodução
Requerente
Nome:
Email:
Telefone:
Morada:
Identificação do pedido (preencha pelo menos um dos campos)
Cód. ref. documento:
Obra:
Processo de obra:
Morada da obra:
Assunto:
Enviar
Limpar
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ao visitar o nosso site está a aceitar a nossa política de cookies.
Mais informações
✖
×
Entrar
Utilizador:
Introduza o seu nome de utilizador.
Palavra-passe:
Introduza a sua palavra-passe.
O nome de utilizador e/ou a palavra-passe não estão corretos.
Entrar
Reenviar e-mail
×
Aviso