Plano de classificação

Ata da Sessão de Câmara de 30 de outubro de 1868Data de Produção Inicial:1868-10-30Data de Produção Final:1868-10-30Nível de Descrição:Documento simplesSuporte:PapelÂmbito e Conteúdo:Ata da Sessão da Câmara de 30 de outubro de 1868

Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e sessenta e oito, aos trinta dias do mês de outubro, nesta Vila Nova de Gaia e casa da municipalidade, compareceram o Conselheiro Antero Albano da Silveira Pinto, Presidente da Câmara Municipal deste Concelho, e os vereadores da mesma, Manuel Alves Souto, Manuel Joaquim Gonçalves, Manuel José de Moura, José António Júnior, e Inácio José Fernandes Dourado, faltando com motivo justificado, João de Sá da Cunha.
E logo declarou o Presidente aberta a sessão. Leu-se a ata da sessão precedente, que foi aprovada.
E deu conta à Câmara, de ter recebido os ofícios, do Inspetor dos Pesos e Medidas, remetendo um jogo padrão de medidas de madeira cilíndricas. Do Administrador do Concelho, requisitando que se nomeiem dois informadores da freguesia da Madalena, para se proceder a nova derrama das coletas da Côngrua do Pároco, do que a Câmara ficou inteirada. Do abade de Arcozelo, respondendo, que não tem até agora dado cumprimento ao que se lhe encarregou, por a Junta de Paróquia não ter secretário, sobre o que se resolveu responder-lhe como consta do ofício que fica registado. Do governador civil do distrito, recomendando que se faça dar cumprimento à lei de 10 de julho de 1842, e decreto de 4 de setembro de 1867, acerca das licenças de lojas, sobre o que a Câmara resolveu, que se oficiasse aos juízes eleitos das freguesias em que não constava ter-se feito correição para tal fim, para que a façam, anunciando-a primeiro por editais, e mandando-se um zelador assistir à mesma. Do Reitor da freguesia de Sandim, informando acerca dos limites da sua freguesia, no sítio das Terças, sobre o que a Câmara resolveu, que se mandasse cópia do mesmo à Câmara Municipal da Feira.
Procedeu-se ao expediente dos requerimentos admitidos a despacho, aos quais se deferiu como consta do competente registo dos mesmos.
Expediram-se algumas licenças para obras e mandados de pagamento.
E para constar se lavrou a presente ata, que o Presidente e vereadores presentes vão assinar. E eu, António Alexandrino Pereira de Castro, escrivão, a escrevi.

- Assinaturas:
Antero Albano da Silveira Pinto [Presidente];
Manuel Joaquim Gonçalves [Vice-Presidente];
Manuel Alves Souto [fiscal];
Inácio José Fernandes Dourado [vereador];
José António Júnior [vereador];
Manuel José de Moura [vereador];
Idioma/Escrita:PortuguêsNotas:Notas ao campo 1.5 Dimensão e Suporte: 1 Livro; Cota: F/01/I/1-Lv. 8; fl.253-253v;
Esta ata está digitalizada e lançada no novo programa de imagens do Gisa.
Caso seja necessária solicitar as imagens ao serviço de digitalização.
Lv8,Fl253-253v
Código de Referência:PT/MVNG-AM/APUB/CMVNG/Pre-DirMunAF-DMAdm-DMEAOM/35/008/363