Submit
Pesquisa avançada
Histórico
Lista
Sair
Plano de classificação
Voltar aos resultados
Ata da Sessão de Câmara de 30 de outubro de 1866
Data de Produção Inicial:
1866-10-30
Data de Produção Final:
1866-10-30
Nível de Descrição:
Documento simples
Suporte:
Papel
Âmbito e Conteúdo:
Ata da Sessão da Câmara de 30 de outubro de 1866
Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e sessenta e seis, aos trinta dias do mês de outubro, nesta Vila Nova de Gaia e casa da municipalidade, compareceram, o Fernando Camelo Sarmento, Vice-Presidente da Câmara Municipal deste do Concelho, e os vereadores da mesma, José António Júnior, José Pereira de Castro, António Gonçalves da Silva e João Ferreira dos Santos, faltando com motivo justificado o Presidente, Joaquim José de Proença Vieira e o vereador Diogo José de Macedo, estando também presentes o Administrador do Concelho, Aloísio Augusto de Seabra, e os reverendos párocos e regedores das freguesias do Concelho, declarou o dito Vice-Presidente da Câmara, que em cumprimento do oficio circular do governador civil do distrito, do dia 22 do corrente mês, se ia proceder à subdivisão e distribuição do contingente de recrutas, que o Concelho tinha de prestar no presente ano, pelas freguesias do mesmo, e a formação das listas dos recrutas. E sendo lida a dita circular, que declarava, que o contingente era de trinta e duas recrutas, mas que se devia abonar um voluntário, e três compelidos às suas respetivas freguesias, se verificou que o voluntário era domiciliário na freguesia de Santa Marinha desta Vila, à qual por isso devia ser abonado, que os três compelidos tinham sido prestados pela freguesia de Oliveira, à qual incumbindo dar dois recrutas, por isso se lhe abonaram à mesma. E constando da mesma circular, que se mandava também abonar três anos de serviço de um refratário, descontando-se um recruta no caso somente de ter ficado no ano anterior alguma fração que junta a esta perfaça uma unidade, e constando da circular do governador civil, de 30 de junho, que no ano anterior se mandaram abonar três anos de outro refratário, por isso juntando-se as duas ditas frações, se abonou um recruta, ficando ainda um quinto que ficou por ser abonado nos anos seguintes, ficando assim o contingente reduzido a vinte e oito recrutas. E sendo presentes os mapas da população do Concelho, fornecidos pela Administração do mesmo, e verificando-se que algumas freguesias não tinham população suficiente para prestar um recruta, e que outras tinham frações dela excedentes à correspondente a um número certo de recrutas, se agregaram freguesias.
E para constar se lavrou a presente ata, que os ditos Vice-Presidente e vereadores vão assinar. E eu, António Alexandrino Pereira de Castro, escrivão da Câmara, a escrevi. E declaro que constando por informação vocal dada pelo Administrador do Concelho, que um dos três recrutas compelidos, que foram mandados abonar, pelo ofício do governador civil, tinha sido dado pela freguesia de Canidelo, resolveu a Câmara que o mesmo lhe fosse abonado, ficando por isso o contingente de recrutas reduzido a vinte e sete. E eu, António Alexandrino Pereira de Castro, escrivão da Câmara, o declarei, e os referidos Vice-Presidente e vereadores vão a assinar.
- Assinaturas:
Fernando Camelo Sarmento [Vice-Presidente];
José António Júnior [vereador];
José Pereira de Castro [vereador];
António Gonçalves da Silva [vereador];
João Ferreira dos Santos [vereador];
Idioma/Escrita:
Português
Notas:
Notas ao campo 1.5 Dimensão e Suporte: 1 Livro; Cota: F/01/I/1-Lv. 8; fl.170v-171;
Esta Ata está digitalizada e lançada no novo programa de imagens do Gisa.
Caso seja necessário, solicitar as imagens ao serviço de digitalização.
Lv8,Fl170v-171
Código de Referência:
PT/MVNG-AM/APUB/CMVNG/Pre-DirMunAF-DMAdm-DMEAOM/35/008/253
Registos adjacentes
251 - Ata da Sessão de Câmara de 23 de outubro de 1866
252 - Ata da Sessão de Câmara de 26 de outubro de 1866
254 - Ata da Sessão de Câmara de 2 de novembro de 1866
255 - Ata da Sessão de Câmara de 8 de novembro de 1866
Adicionar à lista
Conteúdo digital
Imprimir
Partilhar
×
×
Histórico de pesquisas
Não foi realizada nenhuma pesquisa.
×
Pedido de digitalização
×
Pedido de reprodução
Requerente
Nome:
Email:
Telefone:
Morada:
Identificação do pedido (preencha pelo menos um dos campos)
Cód. ref. documento:
Obra:
Processo de obra:
Morada da obra:
Assunto:
Enviar
Limpar
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ao visitar o nosso site está a aceitar a nossa política de cookies.
Mais informações
✖
×
Entrar
Utilizador:
Introduza o seu nome de utilizador.
Palavra-passe:
Introduza a sua palavra-passe.
O nome de utilizador e/ou a palavra-passe não estão corretos.
Entrar
Reenviar e-mail
×
Aviso